Fim do selo do Inmetro em brinquedos pode contribuir para causar acidentes graves

Por Aécio Gonçalves 30/07/2019 - 06:41 hs

Causa polêmica e preocupação a declaração de um diretor do Inmetro sobre a retirada do selo que atesta segurança de brinquedos. O Inmetro emitiu nota garantido que a segurança dos produtos atestados será mantida e que a concessão do selo será ampliada. 

A médica Beatriz Adriane Rodrigues Gonçalves, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, alerta que uma possível extinção do selo representa risco para a segurança das crianças.

“A retirada do selo de qualidade do Inmetro dos brinquedos significa a perda da fiscalização que temos dos produtos. Com a retirada não tem como garantir a qualidade dos produtos que a pessoa está adquirindo e nem adequação dos brinquedos de acordo com as faixas etárias. Isso pode comprometer a segurança das crianças, causando acidentes e até complicações mais graves”, detalha. 

Acidente é a principal causa de morte em criança, principalmente as maiores de cinco anos. O uso de um brinquedo sem qualidade garantida pode causar sufocamento, quedas e até intoxicações. Atualmente cerca de 500 produtos, dentre eles os brinquedos, têm selo do Inmetro. O Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais (IPEM) é quem faz a fiscalização do estado, que no caso de brinquedos tem mostrado, nos últimos anos, aproximadamente 15% de irregularidades. 

De acordo com o diretor do Metrologia e Qualidade DO IPEM de Minas Gerais, Luiz Marcelo Scalioni, as mudanças planejadas não diminuirão a segurança da certificação dos produtos. 

“A fiscalização e a certificação dos brinquedos vão continuar. A exigência do selo de qualidade continua existindo. Nesse novo modelo regulatório vai mudar apenas a maneira como a legislação é colocada. Algum regulamento específico pode deixar de existir porque ele será incluído numa legislação mais ampla que vai atingir mais produtos”, explica. 

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/fim-do-selo-do-inmetro-em-brinquedos-pode-con